08/05/2012

A história de Naamã
Káh Lima Romão13:58 0 comentários





Naamã era capitão de um grande exército, o exército da Síria, porém ele tinha uma doença muito grave, ele era  leproso.
Certo dia, as tropas da Síria passaram por Israel e Naamã levou, para a sua esposa, uma menina israelita como escrava. 
Esta menina amava muito a Deus e sabia que Deus, através do seu profeta era poderoso para fazer grandes milagres, e apesar de ter sido levada para uma terra distante e de ficar longe da sua familia ela era obediente a Naamã e à sua esposa, e ficava triste ao ver a procupação e a tristeza de Naamã por causa da sua doença, a lepra. 

Certo dia ela disse: “Naamã devia de ir a Israel, à cidade de Samaria, e procurar o profeta Eliseu, ele é um profeta de Deus, e com toda a certeza  Deus o irá curar”. 

Quando Naamã ficou a saber desta conversa, ficou contente e cheio de esperança de ficar curado. Então ele viajou até à cidade de Samaria para ver o profeta Eliseu. 
Quando chegou lá, o empregado de Eliseu disse a Naamã que Eliseu lhe mandava ir até ao rio Jordão e mergulhar sete vezes e que depois ele ficaria curado. Naamã ficou triste, até mesmo zangado, e disse: “Eu poderia ter tomado banho num rio do meu país, lá a água até é mais limpinha.” E aborrecido Naamã preparou-se para voltar para sua casa. Mas os seus criados disseram-lhe: “Faça o que o profeta Eliseu lhe disse. Se ele lhe tivesse dito para fazer algo muito difícil o senhor o teria feito, porque não fazer uma coisa tão fácil e simples. Vá e mergulhe sete vezes no rio Jordão”. Então Naamã foi até ao rio Jordão e mergulhou sete vezes, conforme a palavra que Deus tinha dito através de Eliseu, e quando ele saiu da água, depois do sétimo mergulho ele estava completamente curado, aquela doença terrível tinha desaparecido. 

Deus tinha curado Naamã, tal como o profeta tinha dito.

Deus curou Naamã porque ele foi obediente ao que Deus lhe tinha dito através de Eliseu (mergulhar sete vezes no rio Jordão) e porque uma menina, que amava a Deus e sabia que Deus tinha todo o poder para curar,  falou-lhe acerca do profeta  de Deus.
Esta menina foi muito importante para a vida de Naamã, se ela não tivesse falado acerca de Deus Naamã nunca ficaria bom, mas ela teve amor por Naamã e falou-lhe do poder de Deus.

Esta história está escrita  na Biblia, em  II Reis 5:1-14

O que essa história nos ministra? 

- Que os pensamentos de Deus não são como os nossos: muitas vezes achamos que a forma como Deus irá operar será a que imaginamos, mas vemos pela história de Naamã que não foi assim. Possivelmente Naamã achava que receberia uma oração do profeta e sairia curado, no entanto, ele nem ao menos foi recebido pelo profeta. 
- Que a obediência tem que estar acima de nossas sugestões: quando Naamã descobre que deve ir ao Jordão, sugere outros rios mais limpos do que aquele para banhar-se. O rio Jordão não era o que Naamã poderia visualizar como fonte de cura, no entanto, o Senhor queria ministrar a este homem que a obediência está acima de tudo. Lavar-se no Jordão era sinonimo de se humilhar. Naamã precisou expor sua nudez, sua lepra diante daqueles que estavam sob sua autoridade e tudo isso num rio considerado sujo. 

Os pensamentos de Deus não são os nossos. Talvez hoje você ache que tenha alguma idéia genial para apresentar a Deus e talvez crê que os milagres de que necessitas virão apenas dos lugares que você considera bons e melhores. No entanto, a história de Naamã nos mostra que Deus opera por meios e formas que muitas vezes não nos agrada e que não esperamos.


Fonte: http://meditardiaenoite.com.br/?p=814

Categoria:

0 comentários

Postar um comentário