19/06/2015

Manual para eventos - A conduta do jovem cristão em shows gospel
Unknown15:28 0 comentários

Nos dias atuais, a música gospel é algo que chama muito a atenção do jovem cristão e até mesmo dos jovens que não são cristãos. Não se pode negar que cantores como: Thalles Roberto, Ana Paula Valadão, Paulo César Baruk, Gabriela Rocha, Fernandinho e etc., são grandes ícones da música gospel dentro do cenário jovem. De fato nós podemos dizer que em suas músicas, encontramos letras e sintonias eletrizantes, que nos fazem querer dançar, pular e gritar de alegria. Porém existem alguns critérios que nós devemos levar em conta, quando vamos nesses eventos.

Confira abaixo esses critérios, e saiba o que se pode e o que não se pode fazer:


I – Não Idolatre os cantores 


Quando pensamos em Idolatria, logo nos vem à cabeça a imagem de uma pessoa que está adorando uma escultura ou coisa do tipo. Mas acontece que idolatria, não está somente na adoração de ídolos, mas também, numa admiração muito exagerada e excessiva.

O que acontece?

Na verdade, não vemos ninguém ajoelhado na frente do cantor dizendo: “-Oh São Thalles, Oh São Baruk rogai por nós agora e na nossa morte...”. Mas vemos jovens que são totalmente fanáticos por aquele cantor e acabam deixando este fanatismo passar dos limites, colocando ele muitas vezes, até sobre Cristo.

Como assim?

Usar uma faixa ou uma camiseta, até que dá pra se relevar... Mas existem casos de jovens que vêem os cantores como um exemplo de perfeição, ou alguém que deve ser seguido e admirado por todos. Em outros casos, vemos jovens que só querem saber daquele cantor e fim de papo. Em Apocalipse 21, deixa claro que Deus condena essa prática e que ela não herda o céu. Nós sabemos que isto é errado, por isso devemos sempre avaliar a nós mesmo, pra saber se estamos ou não estamos sendo exagerados em nossa admiração por alguns cantores. Importante também é frisar que isso não se aplica apenas aos cantores, mas também a pastores, líderes, pregadores e até as outras personalidades que não são do mundo evangélico.

Gosto muito daquele cantor, o que posso fazer para não virar fanático?

A palavra do Senhor nos diz em João 5: 22-23
 "E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo o julgamento, a fim de que todos honrem o Filho, do modo porque honram o Pai. Quem não honra ao Filho não honra ao Pai que o enviou.

O que devemos fazer nesses casos, é sempre colocar o Senhor Jesus à frente, honrando tanto a ele como ao Pai. Se colocarmos Cristo à nossa frente, logo seremos impactados por seu amor, assim estaremos rendidos a ele de tal forma que não iremos colocar ninguém na frente d’Ele. Aquele cantor de que gostamos pode até ser o nosso favorito, ou até podemos ir a vários shows do mesmo, mas se tivemos um verdadeiro encontro com o Senhor, não será a mesma coisa, pois iremos ansiar por algo a mais além da música ou do devocional... Vamos buscar ser cheios de Deus, ali mesmo no show, e se formos realmente sinceros com Deus, ele nos encherá... 

II- Cuide de suas roupas


Sabemos que ir a um show, não é a mesma coisa de que ir a um culto. Por isso, muitos jovens acabam indo para esses eventos com roupas um pouco mais “confortáveis”. Tanto para os jovens  quanto para as jovens isso deve ser motivo de preocupação e cautela. Ao ir a um show gospel, nós jovens devemos estar preparados para tudo... Pular, correr, dançar ou até mesmo ser impactados pela glória de Deus, pensando nisto não convém que as meninas venham ir com roupas curtinhas demais e nem longas demais, para não impedir e nem atrapalhar que elas curtam o show da forma que deveriam por conta da roupa. Sobre este ponto, não se tem muito do que direcionar aos meninos, afinal, não tem como sermos tão chamativos nesse aspecto, a não ser que usemos uma regata, uma camiseta muito colada ou coisa do tipo.

Outro ponto bem interessante que devemos falar é sobre o bom senso que se deve ter ao se vestir para ir a um show, que é saber que estaremos sendo observados por todos. É praticamente impossível, ir a show onde todos que estão ali são conhecidos, ou amigos, por isso (principalmente para as meninas) se vestir de uma forma mais modesta é importante. Porque elas, querendo ou não querendo, vão chamar a atenção dos rapazes, e não se vestindo adequadamente pode fazer com que eles não prestem a devida atenção naquilo que está sendo ministrado. (Se é que me entendem...)

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom  senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)." (1 Timóteo 2:9-10).

Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.” (1 Coríntios 10.32)

III- CARNALIDADE vs. ESPIRITUALIDADE


A carnalidade, sem dúvidas nenhuma é a maior inimiga da espiritualidade. Ela não é proposta apenas para jovens do mundo, mas para jovens que estão dentro da igreja também. Um dos maiores desafios dos jovens é de vencer a carnalidade, porque ela com certeza impede o desenvolvimento de nossa vida cristã. Quando vamos a um show onde há a ministração de louvor, estamos dando vez ao nosso espírito, porém isso não quer dizer que estamos totalmente livres da carnalidade. Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo nos ensina  sobre os frutos da carne e os do espírito.

 ...Ser um jovem e ser espiritual, já é complicado! Agora ser um jovem espiritual em show, ai já é demais!!!

Parece realmente estranho, mais não é! Nós não podemos abrir mão de querer sentir a Deus e ser cheio d’Ele, independente do lugar... Inclusive nos shows. Para o Espírito Santo, não adianta de nada irmos ao Show do Cantor XY, e simplesmente ‘curtir’ o show...  Cantar, dançar, pular, gritar, paquerar... Não é esse o propósito do Espírito Santo ao nos levar a esses eventos. Ele quer falar conosco, ministrar aos nossos corações, nos fazer refletir e nos transformar. Para isso, é preciso haver um preparo espiritual de cada jovem, afinal, o verdadeiro querer do Espírito Santo é nos direcionar, fazer-nos vivenciar um encontro particular e especial com Ele, e através dos louvores Ele pode fazer isso. Só basta querermos ser cheios pra ele nos encher!!!

IV- Verdadeira Adoração


Como último critério, falaremos de uma verdadeira adoração. Adorar não é apenas cantar uma canção que fale da grandeza de Deus, mas é contemplá-lo na perfeição de seus atributos e crendo Nele, viver de acordo com a Sua vontade.  Portanto, o que nos cabe como servos é adorar ao Senhor de verdade, servindo a Ele de todo coração e com bastante alegria, pois, afinal, o nosso Deus é um Deus alegre. Isso nos cabe tanto em nossas igrejas como nos shows. Devemos adorar ao nosso Rei em espírito e em verdade, cantando, dançando, pulando... Não importa a forma de que adoramos. Por isso, quando vamos a um show devemos ir em espírito e nos manter em espírito, para que possamos ser verdadeiros adoradores de nosso Senhor, e também termos mais intimidade com o nosso Senhor. Não estou dizendo que é proibido se divertir em shows, e nem que é proibido curtir as músicas que estão sendo ministradas, mas que façamos isso sempre com cautela, para que não seja um simples show e sim seja O SHOW. Que nós não nos sacrifiquemos como tolos, indo apenas por ir, ou indo apenas para cantar, mas que nós nos sacrifiquemos como sábios, indo para buscar a Deus, adorar ao Senhor e ser impactados pela Sua glória.
  
Para finalizar gostaria de frisar que o Senhor não nos proíbe de ir a shows e nem a quaisquer outros eventos que sejam feitos para o engrandecimento do nome dele. O Senhor apenas quer que nós estejamos sempre dispostos a buscar sua face e o seu Espírito, seja em um culto, em um show, em um seminário ou em uma conferência, buscando ser semelhantes a Jesus, adorando em espírito e em verdade.

Ser um jovem cristão não é fácil mesmo, os jovens são os que mais padecem (por conta dos conflitos internos e externos que vivem, além do grande número de “ofertas” que há no mundo que confrontam diretamente a sua fé e vida cristã), porém o Espírito Santo necessita de um compromisso maior dos jovens com as coisas do Senhor, que realmente estejam dispostos a se entregar e padecer.

Fiquem na Paz! Um abraço!


Categoria: , ,

0 comentários

Postar um comentário