22/09/2015

Os Dez Mandamentos - 1º Mandamento
Unknown19:49 0 comentários

Hoje iniciaremos um estudo sobre os 10 mandamentos, parece algo tão antigo, ultrapassado, mas analisando a cada um deles é possível ver que eles são mais atuais do que nós podemos pensar.


Quando Deus chama a Moisés para lhe dar os 10 mandamentos, o primeiro mandamento é:

Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3

Em outras palavras Deus está dizendo: Não adorarás a outros deuses, senão a mim. Mas como seria possível adorar a outro deus, se nós acreditamos apenas em um Deus, o único digno de toda honra, glória e louvor? Aí você pode pensar “Então ele falará sobre as imagens de santos que todo mundo fala...”. Bom, isso também é uma forma de idolatria (adoração), mas não é disso que quero falar. Quero falar sobre pequenas coisas que idolatramos no nosso dia a dia e às vezes passam despercebidas e parecem tão inofensivas.

Na nossa caminhada constituímos muitos deuses, muitas coisas que tomam o lugar de Deus em nossas vidas. São tantas coisas inofensivas, que realmente não são pecado, mas que se tornam tão importantes para nós a ponto de deixarmos Deus de lado.

Algumas atitudes nossas têm, cada vez mais, tomado o espaço de Deus em nossos corações. A cada dia que passa consultamos mais os livros de autoajuda e esquecemos de consultar a bíblia, consultamos mais os nossos líderes e pastores e esquecemos de consultar a Deus sobre devidos assuntos. Chegamos ao ponto de esquecermos totalmente da nossa dependência de Deus e isso é algo que tem sido cada vez mais constante no nosso meio. Fazemos com que esses livros e nossos líderes sejam o nosso deus.

Outra atitude corriqueira em nossa caminhada é acharmos que os louvores de um cantor que gostamos, e que expressa o nosso amor por Deus, é suficiente para Deus saber o quanto eu O amo. Nós estamos fazendo com que esses cantores e seus louvores se tornem o único meio de comunicar o nosso amor a Deus. Não é pecado algum você expressar o seu amor a Deus através de um louvor, pecado é achar que apenas isso é suficiente, pecado é achar que só através desse cantor e da sua música é possível chegar próximo de Deus.

Os falsos deuses têm aparecido há muito tempo, em Êxodo 32 vemos um povo desesperado porque Moisés não voltava, e eles não sabiam como adorar a Deus, então decidiram fazer um bezerro de ouro para tentar expressar o que eles sentiam. Eles se viram tão dependentes de Moisés naquele momento, esperavam tanto de Moisés, que acabaram criando aquela escultura porque não sabiam o que fazer, eles se acomodaram com o fato de sempre ter Moisés ali.

Deus com certeza era com Moisés assim como eu acredito que Ele é com os cantores, escritores, líderes e pastores. Essas pessoas são extremamente importantes para nossa caminhada, mas jamais podemos colocá-las acima de Deus!

Pare para pensar um pouco, quando você pensa em fazer algo, quem você está consultando primeiro? O seu líder ou pastor, ou está orando para que Deus te direcione?

Quando você precisa ver Deus falando com você e te confortando, você abre a bíblia para ler, ou vai até um livro de autoajuda, por aquele escritor sabe usar as palavras para certas para tocar o seu coração?Quando você quer expressar o seu amor e falar com Deus, você ajoelha e ora, ou procura aquele louvor que fale de alguma forma com Deus? Afinal, o louvor é o suficiente e é uma forma de falar com Deus.

Deus quer muito mais de nós! Ele está sempre de ouvidos atentos para nos ouvir. Ele quer compartilhar sonhos, te dar dicas sobre o que fazer, Ele quer ouvir você falando de todo o coração que O ama! Ele quer ser o seu único Deus.

Deus os abençoe!

Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário