06/10/2015

Os Dez Mandamentos - 2º Mandamento
Unknown21:51 0 comentários


Dando continuidade ao estudo sobre os 10 mandamentos, hoje falaremos sobre o segundo que é: 

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." 


O segundo mandamento, assim como o primeiro, já que um sutilmente complementa o outro, muitas vezes não está sendo cumprido na minha e na sua vida e acabamos nem percebendo.



Muitas pessoas associam este mandamento como algo simplesmente objetivo do tipo: "Ah, eu não tenho nenhuma "escultura"  ou algo relacionado ao céu para adorar, então estou sim, cumprindo o segundo mandamento!". Mas é aí que erramos! No  Salmos 115, o salmista diz palavras tão sinceras a respeito de ídolos, que com palavras simples e objetivas ele fala a verdade que tentamos esconder, como por exemplo "Os ídolos deles são pratas e ouro, obra das mãos dos homens.” (Salmos 115:4). Quantas vezes a sua escultura e, por que não dizer o teu próprio ídolo, não foi alguma riqueza como o próprio ou a prata que foi feita pelas mãos de um homem, e que você guarda no seu coração como algo de mais valor que você tem? Se algo tem tal importância dentro do seu coração é sim uma adoração!



E seguindo a leitura do salmo vemos que ele diz assim "Têm boca, mas não falam; tem olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; tem pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que fazem e todos os que neles confiam.” Nessa parte, os versículos falam por si só, nenhuma imagem ou escultura feita pelas mãos do  homem,  passam disso: esculturas feitas por homem. Não deixe que nada disso corrompa seu coração! O homem é falho e pecador, então por que algo feito pela  suas mãos como as  riquezas, seria motivo de adoração?. E seguindo o Salmo, lá nos versículos 12 e 13, diz que devemos confiar n’Ele, porque Ele é o Senhor e Ele é nosso escudo. Porque Ele fez os céus que, são d’Ele, e nos deu a terra. Isso sim é um dos muitos motivos de adoração!



Em atos 17:29 está escrito assim: "Assim visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem."  Somos filhos de Deus, e não há nada aqui nessa terra, nenhuma escultura ou imagem que se compara com a divindade do Senhor! Na palavra há diversas passagens, versículos, parábolas que nos falam e nos mostram isso, como também há muitos exemplos de homens e profetas usados por Deus para nos mostrar isso, como Moisés e Elias.




Nossa fé não deve vir das coisas que nós possamos ver. Que nós não precisemos ver algo para crer que Deus é conosco e que Ele pode fazer qualquer coisa, porque em hebreus 11:1  fala que a fé é o firme fundamento das coisas que não se veem, mas que se esperam.

Deus os abençoe!

Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário