14/10/2015

Os Dez Mandamentos – 3º mandamento
Unknown17:52 2 comentários



Dando continuidade ao estudo sobre os 10 mandamentos, hoje falaremos sobre o terceiro que é:

“Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”

Esse mandamento quer nos ensinar que não devemos tornar vão aquilo que é sagrado, ou seja, não devemos usar o nome Deus de qualquer forma, para qualquer coisa ou em qualquer circunstância nas nossas vidas, muitas vezes deixamos passar despercebidas algumas situações, e fazemos algumas brincadeiras ou piadas com o nome de Deus, e esse mandamento deixa claro que isso é errado.

Em Ezequiel 13:6 , nos da um exemplo de  que corremos o risco de usarmos o nome de Deus em vão, mesmo tentando acertar , fazemos pelo nosso coração e não por que Deus ordenou fazermos, ele deixa claro que atitudes assim . são como adivinhações , por isso devemos tomar muito cuidado com aquilo que sobe ao nosso coração , por que a própria palavra diz que o nosso coração é enganoso , podemos cair num erro terrível, mesmo tentando acertar .

Aprendo  que não devo usar o nome de Deus para justificar alguma opinião. Muitas vezes queremos dizer que Deus acha isso ou aquilo, sendo que Deus não está de acordo com o que está sendo dito e muitas vezes ele vai totalmente contra aquilo que está sendo falado, precisamos tomar cuidado com o que pensamos e falamos, por que pode não refletir o que Deus realmente pensa, e com isso evitamos usar o nome de Deus para qualquer coisa.

Nós corremos um sério risco de sermos rejeitados por Deus, por atitudes como essa. Mateus 7:21-23  nos mostra o  que pode acontecer se usarmos o nome de Deus da maneira errada seremos rejeitados por Deus.

Uma coisa que também é muito comum de se ver, são pessoas que fazem juramentos em nome de Deus, sabemos que em Mateus 5:33-37, Deus deixa claro que não devemos jurar por nada que é sagrado, logo não devemos jurar pelo nome de Deus, por que podemos quebrar esse juramento a qualquer momento, e logo estaríamos jogando o nome de Deus de lado.

Eu aprendo com esse mandamento, que cada vez mais devemos tomar cuidado com nossas brincadeiras, piadas e atitudes, muitas vezes rimos de vários assuntos sagrados, rimos das piadas que fazem com o nome de Deus, e não nos damos conta de quão sério é isso que estamos fazendo.

O Nome de Deus tem um poder tão grande, que diversas vezes na bíblia vemos vários profetas usando o nome de Deus da maneira correta, e muitas coisas acontecendo, Davi quando foi confrontado por Golias, foi em nome de Deus e saiu vencedor, em 1 Reis 18:24, Elias disse que invocaria o nome de Deus, para mostrar quem era o verdadeiro rei de Israel, e assim ele o fez, e o fogo consumiu aquele lugar, e foi visto por todos, o quanto Deus é poderoso.

Devemos tomar cuidado com nossas atitudes, nossas palavras, para não usar um nome tão santo de qualquer forma, que nós venhamos aprender o momento certo de usar o nome de Deus, e que isso reflita verdadeiramente o poder de Deus, e que ele seja glorificado através do que tiver sendo feito.
Deus os abençoe!



Categoria: ,

2 comentários:

  1. Porque parou no 3 mandamento ? tem o 4 o 5 etc são 10 rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, سيرو كرستيانو!

      Infelizmente os nossos colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento desse estudo não puderam concluí-lo, porém temos intenção de fazer a conclusão. Continue nos acompanhando que terá a oportunidade de ver o desenvolvimento e término desse estudo.
      Fique na paz!

      Excluir