16/03/2016

Aprendendo a tocar instrumentos.
Unknown19:57 0 comentários

Oi Pessoal! Hoje decidi falar com vocês sobre INSTRUMENTOS. 
Para isso, preciso perguntar: Quem nunca sentiu vontade de tocar um instrumento? 
Confesso que há muito tempo atrás, eu sentia uma baita vontade de tocar violão. Hoje essa vontade não está mais em primeiro plano, porém eu ainda não descartei. Pensando nisso, decidi escrever esse post, pesquisando em alguns sites, alguns passos para aprender a tocar algum instrumento. 
1° passo: O primeiro passo será escolher o instrumento musical que você quer tocar. 
Teste vários instrumentos antes de se comprometer a um. Decidir por um instrumento é simples: basta escolher um na loja ou na casa de um amigo e fazer algumas anotações. Você pode até não estar tocando música ainda, mas pegue algum instrumento e sinta-o em suas mãos antes de comprar ou entrar nas aulas. 
Exemplos de Instrumentos Populares:
- O piano é um instrumento extraordinariamente popular e  também um bom instrumento para conhecer como a música funciona, e aprender a ler música (partituras). Quando você dominar o piano, fica mais fácil se especializar em: 
Órgão, Acordeão, Sintetizador, Teclado e Harmônio. 
- Além do piano, outro instrumento muito popular é a guitarra. Tecnicamente um instrumento clássico de cordas, a guitarra elétrica representa um instrumento da cultura pop como nenhum outro. A guitarra também fornece uma boa base para os diferentes tipos de instrumentos folk ou de rock: 
Baixo, Bandolim, Banjo, Harpa e Saltério. 
- Se você quiser tocar em orquestra ou quarteto de cordas, ou tenha interesse por música clássica, um instrumento de cordas pode ser bom para você. Esses instrumentos também são comumente utilizados na música folk e em outros estilos acústicos. Considere os seguintes instrumentos: 
Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo. 
Existem muitas outras classes de instrumentos como os de sopro (metais e tubos), batuques e vários outros que você pode escolher segundo o seu gosto ou afinidade. 
2° Passo: Depois de escolher o instrumento que melhor se adequar à você, você precisa aprender alguns fundamentos básicos sobre este instrumento. 
Alguns cuidados precisam ser tomados nesta etapa. Tais como: 
- Escolher um instrumento com um tamanho apropriado ao seu corpo. 
- Afinar seu instrumento da forma adequada. - Aprender a segurar/ manusear seu instrumento da maneira correta. 
-Você também precisa aprender a ler partituras, ou como muitos dizem, ler música.  
Embora possa ser como aprender uma língua nova, aprender a ler música expandirá seus horizontes musicais. Você poderá tocar qualquer música só de olhar para uma partitura, observando a melodia, o ritmo e até mesmo a sensação da música nas instruções da notação. Ela é uma ferramenta valiosa para alunos de qualquer instrumento. 
Pratique constantemente com seu instrumento musical, até se habituar a tocar. Estude sempre de 20 a 30 minutos até ter certeza de que já "domina" seu instrumento.
Uma coisa que você precisa se atentar é o cuidado com o instrumento.Dedique alguns minutos antes e depois de cada prática para cuidar do instrumento. 
3° Passo: O terceiro e último passo é entrar em uma banda ou até uma orquestra.  
Mesmo que o seu objetivo final não seja se tornar um "músico de banda", os fundamentos aprendidos na banda são muito valiosos, sem mencionar que você terá acesso aos recursos como instrumentos, estúdio e instrutores. Eles também te ajudam com seus objetivos musicais. 
Para jovens cristãos é muito mais fácil encontrar uma banda. Procure algum ministério de sua igreja que possua músicos e demonstre o seu interesse. Atualmente temos muitos, como:  Ministérios (ou Grupo) de Louvor, Ministérios de Jovens, Orquestras e até as Bandas  que desenvolvem um trabalho separado. 
Você também pode procurar por músicos da sua igreja que já toquem o instrumento que você está aprendendo e trocar algumas ideias e até dicas! 
Procure sempre se especializar, participando de Congressos de Louvor, Workshops, Palestras, Festivais e até Concertos. 
Alguns Sites especializados no ensino de instrumentos, que são gratuitos: 
1 – EHOW 
eHow é um site colaborativo que conta com tutoriais e passo a passo dos mais diversos assuntos, inclusive sobre como tocar instrumentos musicais. Para fazer pesquisas, digite em inglês o instrumento que você deseja aprender e tenha acesso a várias aulas.  
2 – HEAR AND PLAYS 
Para os apaixonados por piano, esse site pode ser uma ótima oportunidade de iniciar os estudos no instrumento. Além de aulas básicas, o Hear and Plays também fornece tutoriais de como aprender a tocar piano utilizado o seu ouvido para captar as notas musicais.  
3 – GUITAR NOISE 
Se você tem um violão encostado na sua casa porque não sabe tocar ele o Guitar Noise pode ser a solução para esse problema. Com aulas simples e didáticas, os professores ensinam gratuitamente a tocar violão.  
4 – JAMORAMA 
Com várias horas de aulas, o Jamorama oferece aulas de violão totalmente gratuitas em diferentes níveis de dificuldade.  
5 – 411 DRUMS 
Com mais de 500 vídeos, o 411 Drums dá dicas para quem quer aprender a tocar bateria e possui pouco conhecimento sobre o instrumento. 
Apresente também o seu desejo em suas orações. Durante todo o seu processo de aprendizagem, ore ao Senhor pedindo luz e direção pois ele irá te conceder!  
" Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!" 
Salmos 150:1-6 
Deus abençoe!  Boa sorte!

Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário