26/03/2016

"Jovens da Bíblia": Timóteo - Sendo Usado por Deus.
Unknown14:11 0 comentários

Dando prosseguimento a nossa série hoje falaremos sobre TIMÓTEO.


Timóteo, amado "filho" na fé. O jovem Timóteo morava na cidade asiática de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). É provável que Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (Atos 14).

Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.

Quando Timóteo decidiu por seguir à Paulo em sua viagem a Éfeso, resolveu também que se circuncidaria. Timóteo não precisava ser circuncidado, pois como Paulo mesmo pregava, isso já não era mais importante. Ele foi circuncidado porque o seu pai que era grego estava acostumado com este rito, e com essa atitude Timóteo demonstra que seu verdadeiro desejo era agradar à Deus, e ganhar a simpatia do seu novo pai.

Em I Timóteo 6:3-10, Paulo deu  as primeiras instruções à Timóteo:

Paulo o aconselhou:

a) A se afastar de pessoas que ensinam doutrinas segundo a sua própria vontade, pessoas que usam a palavra para beneficio próprio.
b) Ensinou-o a estar contente com aquilo que tem e  ter um coração grato pelo cuidado do Senhor, por Ele suprir as necessidades do vestir, do comer e de ter onde repousar em segurança.
c)  Aconselhou-o  ainda que aqueles que almejam as riquezas deste mundo caem em armadilhas e tentações e tomam caminhos loucos que trazem o mal e causa a própria ruína.
d) Aconselhou Timóteo a desviar-se de pessoas que desviam a sua fé de Cristo amando mais ao dinheiro, e com isso sofrem toda a espécie de males e consequências dolorosas.

Timóteo nos deixou lições preciosas de como um moço ou uma moça podem servir a Deus e fazer a diferença no mundo:

1) Timóteo foi um jovem atuante no evangelho desde muito pequeno.
(Atos 16:1). Muitas pessoas alegam que o jovem é a igreja do amanhã; mas no caso de Timóteo essa ideia não foi válida. Ao contrário, com a sua atuação desde cedo no evangelho, na pregação, no ensino da Palavra e no pastorear a igreja, Timóteo nos ensina que o jovem é a igreja de hoje, que o jovem pode assumir grandes responsabilidades na causa de Deus.

2) Timóteo tinha uma ótima reputação que ultrapassava a sua cidade.
(Atos 16:2). Vê-se no texto que ele era conhecido em sua cidade Listra, e também em Icônio. É muito animador ver que existem pessoas que, mesmo jovens são capazes de causar uma boa impressão. Porém, no caso de Timóteo, o seu testemunho falava alto, a ponto de pessoas de outra cidade reconhecer a sua fé.

3) Timóteo escolheu um ótimo mentor.
Paulo foi o mentor de Timóteo. Mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro; é uma pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta: idéias, ações, projetos, realizações etc. Timóteo não poderia escolher alguém melhor. Paulo era um homem sábio na religião cristã, mas, principalmente, era um apóstolo de Jesus Cristo. Paulo conduziu Timóteo a fazer uma grande obra, sendo reconhecido nos nossos dias como um evangelista, um mestre e um pastor de referência para a liderança atual.

Quem tem guiado a sua mente? Quem tem guiado você? Alguns são guiados pelas ideias liberais dos amigos descrentes. É o que chamamos de: “a pressão do grupo.” Os amigos falam, e isso torna-se em lei. Não adianta o pai orientar, a mãe falar,  que o jovem, que vive longe de Deus, não ouve mais ninguém. E se o jovem  arranjar uma namorada então? Se estes também são crentes e tem bons princípios tudo bem, mas e se acontece o contrário?  Outros são guiados pelas literaturas que lêem ou pelos sites que vêem. Outros são orientados pelos tipos de músicas que ouvem.

QUAL É O JOVEM QUE DEUS USA?



Às vezes, pensamos que Deus só usa jovens cheios de talentos e extrovertidos. Pensamos também que os algumas pessoas da Bíblia são "supermans".Contudo, o texto nos mostra que Deus usa jovens que são sinceros com Ele, independentemente de seus temperamentos e aptidões:

Timóteo tinha um temperamento introvertido.
-Ele era tímido (2Tm 1:7).
-Ele era emotivo (2Tm 1:4).
-Ele era medroso (2Tm 1:7,8; 2:1,3; 3:12).
-Ele era doente (1Tm 5:23).

Mesmo com todas essas desvantagens, nós sabemos que ele foi um jovem muito usado por Deus, e hoje é um dos nossos maiores referenciais de cristãos do Novo Testamento.

Tudo isso se resume em 2 pequenas vantagens que ele possuía:

-Timóteo era comprometido com Deus (1Tm 4:12). 
-Timóteo era um dos grandes exemplos de fidelidade e responsabilidade (Fp 2:19-21; 1Co 16:10).

Com base na vida do jovem Timóteo, exporei alguns pontos importantes para você, jovem cristão, que também deseja ser usado por Deus:

- Formação familiar (2Tm 1:5; 3:15). Timóteo teve orientação cristã na sua família. Não significa que o jovem que não teve essa orientação não pode ser usado por Deus mas, sim, evoca a importância do envolvimento espiritual na família.

- Amizade espiritual (2Tm 1:4; Fl 2:19,20). Timóteo tinha amigos com os quais podia compartilhar sua fé, falar sobre suas dúvidas e fraquezas, orar juntos, etc.

- Dom espiritual (2Tm 1:6; 1Tm 4:14). O jovem que deseja ser usado por Deus não deve negligenciar o dom que Deus lhe deu; antes, deve exercitá-lo com disposição. Há tantos jovens com tantos dons e talentos para serem usados no reino de Deus mas muitos se escondem e se inibem.

- Disciplina pessoal (2Tm 2:4-6). A juventude é tempo de fazer esforço. Assim como seu corpo precisa de exercício para crescer sadio e forte, assim como para você ser bem sucedido na vida tem que estudar e investir em conhecimento, assim também é na vida espiritual. São necessários disciplina diária, exercício físico, estudo e oração.

“O importante não é ser um visionário, mas ter as visões de Deus”.


CONCLUSÃO:

Timóteo era um jovem semelhante a milhares que estão todos os dias nas igrejas, escolas e ruas. Timóteo foi diferente, pois encontrou em Jesus a razão da sua vida. Tornou-se um lider, um evangelista comprometido com o reino de Deus. Procure tomar as atitudes que Timóteo tomou em sua vida cristã, e você será um jovem usado por Deus!

Billy Graham diz: “Há apenas uma paixão capaz de controlar as outras: a paixão de conhecer e obedecer a Deus.”

Deus abençoe!



0 comentários

Postar um comentário