24/03/2016

Teoria vocal e técnica de canto - Fonação
Unknown21:29 0 comentários

Boa noite, pessoal!

Há algumas semana atrás estive falando AQUI sobre os pilares do canto e hoje continuaremos com o esse tema. Já falamos sobre a respiração e agora falaremos sobre FONAÇÃO .


A fonação é  a produção do som que acontece através da vibração das pregas vocais quando ocorre a expiração (saída do ar) pela laringe. Traduzindo, fonação é a produção da voz para a fala ou canto, e acontece quando através da respiração, o ar passa pelas pregas vocais fechadas, fazendo com que as mesmas vibrem e produzam som.

Podemos ver o porque a respiração é tão importante para cantar, pois é através dela que nossa voz é produzida. Sendo assim vemos que se a respiração é feita de forma errada, não é possível cantar bem nem de forma saudável.

Dentro da fonação podemos explicar dois aspectos importantes que acontecem na produção do som (voz) emitido pelas pregas vocais: o "Ataque Vocal" e o "Apoio".


Ataque vocal

Na produção da voz ocorre o fenômeno do ataque vocal, que é a forma como permitimos que o ar passe pelas pregas vocais, esse ataque pode se dar das seguintes formas:

Isicrônica: É a forma que liberamos o ar naturalmente durante a fala, que, em via de regra, nem fechamos muito as pregas vocais a ponto de não sair o som, nem a abrimos demais a ponto do som não ser produzido.



Brusca: Nessa forma de ataque é verificada uma forte tensão na laringe, pescoço e ombros que faz com que, para que o ar saia, haja uma abertura brusca da união das pregas vocais, percebendo-se um ruído de socos na emissão da voz.


Aspirada: O ataque vocal que acontece nessa forma, se dá pelo fechamento insuficiente das pregas vocais, fazendo com que na produção da voz, se perceba mais ar do que som, um exemplo disso é o sussurro.


Para cada estilo musical, na hora de cantar, se exige um tipo de ataque vocal. O uso do ataque vocal inadequado junto com a uma respiração incorreta pode favorecer o aparecimento de problemas nas pregas vocal como calos, pólipos e fendas.

Apoio

A partir do momento em que acontece o ataque vocal, para que o som da voz seja mantido, ele precisa de um apoio. O apoio é o aprisionamento do ar para que ele seja liberado de forma controlada no canto, criando uma uniformidade na corrente de ar expelida, minimizando o esforço e tornando toda a emissão vocal uniforme. Esse aprisionamento de ar DEVE OBRIGATORIAMENTE acontecer durante a respiração, caso contrário o restante da musculatura utilizada para o canto, terá muita dificuldade de desempenho durante o cantar.

A respeito disso, o instrutor vocal Marcio Markkx explica, na prática, de forma um pouco mais didática o que é apoio e a diferença dele para a respiração:


E o Will Oliver além de também explicar, resumidamente, o que é apoio, ensina alguns exercícios:


Tenho que confessar a vocês que a cada post sobre o assunto vejo o quão complexo é cantar e como é importante ter noções de como a voz funciona! São detalhes básicos que fazem toda a diferença... No começo é difícil associar tudo isso na hora de cantar, mas com treino, aos poucos, vamos evoluindo e melhorando!

Por hoje é isso pessoal! No nosso próximo post sobre o assunto, encerraremos os pilares do canto falando sobre ressonância. Espero que tenham gostado e que essas informações sejam úteis a vocês.

Fiquem na paz!







Fontes*

http://diversosmusic2021.blogspot.com.br/2012/12/ataque-vocal.html

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/

Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário