18/02/2017

Música: Louvor e Adoração
Unknown16:59 0 comentários



Hoje eu quero falar com vocês sobre adoração. Mas, na verdade o que é adoração? Segundo o dicionário bíblico "Wycliffe" a adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura e a divindade. A adoração é praticada prestando-se reverência e homenagem a Deus, seja em pensamento, sentimento ou ato. A adoração pura, expressa a veneração sem fazer alguma petição e pressupõe a auto renúncia e a entrega sacrificial a Deus.

A adoração é representada na bíblia, principalmente por duas palavras: no AT (Antigo Testamento) a palavra heb. shaha (mais de 100 vezes) significando “curvar-se diante”, “prostrar-se” e no NT (Novo Testamento) a palavra gr. proskyneo (59 vezes), significando “prostrar-se”, “prestar homenagem a alguém”. Essas duas palavras são constantemente traduzidas pela palavra “adoração”, denotando o valor daquele que recebe a honra ou devoção especial (Trecho extraído do “Dicionário Bíblico Wycliffe – Tradução Degmar Ribas Júnior”).

Após as definições, vamos ao que interessa (rs)... Em João 4: 23 diz assim:

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”

e se Ele procura os verdadeiros é porque existem os "falsos adoradores" (rs). Parece meio óbvio, mas ás vezes nós não meditamos naquilo que conhecemos e até sabemos de cor. O que quero levar vocês a reflexão é: Que tipo de adoradores temos sido? Tenho visto cada vez mais, pessoas preocupadas em utilizar técnicas vocais (que fique claro que não sou contra em hipótese alguma a utilização de tais técnicas), fazer arranjos, solos “grandessíssimos”... Mas será que estamos deixando de lado o que realmente importa? (adorar ao Senhor em Espírito e em Verdade)

Por esses dias encontrei esse tema em um blog (o link da matéria está no rodapé) e por compartilhar do mesmo pensamento, queria dividir com vocês aquilo que mais me chamou a atenção.

Hoje se faz necessário entender e aprender a grande diferença que existe entre um palco e um altar. A palavra palco (do lombardo: palko) é o local para a apresentação de artistas em peças de teatro, dança, grupos musicais e outros, já a palavra altar, vem da palavra latina ‘altus’, e chamava-se assim por ser algo construído em elevação, empregando-se para sacrifícios e outros oferecimentos.

Infelizmente, muitas pessoas dentro da casa do Senhor têm confundindo o altar com um palco, muitos sobem para mostrar o seu talento, a fim de impressionar pessoas. E cada vez mais, temos visto menos, do mover do Espírito Santo, afinal de contas, não sobra espaço para ele agir no meio de tanto “estrelismo gospel” (estrelismo: comportamento característico de quem, sendo ou não um astro ou estrela, exige ser tratado como tal).

Pessoas vêm e vão ao Cristianismo, muitos que estão dentro, são meninos na fé e não há maturidade para entender que o foco é Cristo e sempre foi. A palavra nos diz em Isaías 42: 8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor”. Mas então como agir no altar?

Em João 3:30, João diz: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. O Altar é um lugar de adoração, de rendição, lugar onde quem deve aparecer é Deus, lugar onde reconhecemos a soberania dEle. Quando nós igreja, voltarmos a reconhecer isso, voltaremos a ver uma igreja transformada que assim poderá impactar/ transformar outras vidas, através do Espírito Santo.

Quero deixar uma frase que li e resume tudo o que falei: “Quando entendemos que altar é altar e não palco nos encontramos em Deus. Sempre estamos motivados, pois não dependemos da multidão nos ovacionando para fazer o nosso chamado”.

Como reflexão: Como estamos usando os talentos que Deus nos deu para usarmos em direção ao altar?“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” - Hebreus 13:15

Deus abençoe a todos e que o Espírito fale aos corações aquilo que eu não fui capaz de expressar!!! Até a próxima pessoal, fiquem na Paz!


Texto por: Ester Scalabrin

Bibliografia
“Adoração”. Dicionário Bíblico Wycliffe – Tradução Degmar Ribas Júnior
“O levita honra o altar”. 
Disponível em: <https://kleberalves12.wordpress.com/2013/03/08/o-levita-honra-o-altar/>.
“Palco”. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Palco>.

“Altar”. Disponível em: <http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/altar/>.
Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário