29/04/2015

Quero aprender a tocar/cantar! E agora ?
Unknown20:29 0 comentários


Esse é o tipo de frase que ouço com frequência, a qual é algo positivo, pois demonstra o desejo de alguém que quer aprender música, contudo, esse tipo de frase tem que ser acompanhada de “Força de Vontade” de quem a diz.

É muito comum se dirigirem a mim e dizer: “Gostaria muito de aprender a tocar violão, você me ensina?”.

Costumo responder que não sou professor e nem tenho experiência para isto, mas, poderia auxiliar com algumas dicas. Logo, me dou a liberdade de orientar como esta pessoa poderia começar a aprender.

No entanto poucos são os que demonstram força de vontade para isto. Espero que você não seja um deles.

Sendo assim aqui vão algumas dicas para quem gostaria de aprender a tocar ou cantar:

Ouça muita música, crie este hábito, e eduque-se a ouvir os diversos estilos musicais que existem. Busque absorver e entender, as sonoridades, ritmos, e até mesmo a identificar o som de cada instrumento.

Tenha sempre em mãos o seu instrumento, conheça todas suas funções, mantenha-o afinado e devidamente preservado.

Busque entender o básico de teoria musical: nome das notas, escalas básicas, leitura de partitura e/ou cifras.

Atente-se para as posturas e posição de cantar e tocar, de como posicionar o instrumento, maneiras de bater e segurar nas baquetas ou palhetas, de como dedilhar e o que nunca fazer.

Alongamentos e aquecimento são necessários para uma experiência saudável a se prevenir de possíveis lesões que podem ficar para o resto da vida. Isto serve para todos instrumentos, inclusive para voz.

Faça os exercícios de coordenação, com muita paciência, qualidade e de preferência com o uso de um metrônomo.

Tenha orientação, peça ajuda e dicas a pessoas que conhecem bem o universo musical, principalmente os que sabem de seu instrumento. O mesmo para cantores.
*** Na ausência pessoal de orientadores recorra á vídeo aulas na internet (artifício que eu e muitos amigos meus utilizam).

Dica Final

Muitos músicos do passado, inclusive, rockstars, nunca tiveram uma aula de música, no entanto, a força de vontade deles fez com que chegassem onde estão.

Hoje em dia temos muitas facilidades, pelo fácil acesso a informação, rios de partituras, cifras e vídeo aulas estão disponíveis a quem quiser. Instrumentos e afinadores estão cada vez mais acessíveis.

Tenho visto pessoas vencerem deficiências físicas, visuais e outras, para entoar música de maneira tão excelente…

Não digo que aprender é uma tarefa fácil, mas digo que existe meios de facilitar. Não se frustre com as dificuldades  e tenha paciência, lembrando que a prática leva a perfeição.

Me resta dizer que, sem força de vontade não dá pra aprender. Tenha bastante empenho nos estudos, e boa sorte!

Deus abençoe!

Categoria: ,

0 comentários

Postar um comentário