23/02/2016

O Senhor é Meu Pastor, Nada me faltará!
Unknown19:44 0 comentários

Oi Pessoal! Tudo bem com vocês?! Hoje é dia de Devocional. Curiosamente senti no coração de falar sobre o Salmo 23, que é, em primeiro lugar, um salmo de louvor a Deus. Mas você sabia que existem muitas coisas escritas nas entrelinhas desse salmo?!



"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar". (Salmo 23: 1-5)

Esse, talvez, seja o texto mais conhecido de toda a bíblia. Também podemos dizer que sua mensagem é uma das mais bonitas apresentadas em todo o livro. Sua mensagem tem sido bálsamo para os feridos, consolo para os tristes, refúgio para os desesperados.

Ao buscar mais sobre este salmo, encontrei uma mensagem do Pastor Hernandes Dias Lopes (Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória), que mostra como Deus é nossa completa provisão através destes cinco versos.

"A maior necessidade nossa não é das bênçãos de Deus, mas do próprio Deus das bênçãos. O doador é mais importante do que a dádiva. Só Deus nos satisfaz. Quem é Deus?"

1. Jeová Roí – Esse termo significa: “O Senhor é o meu pastor”. O pastor é aquele que alimenta, protege, guia, disciplina e restaura. Ele está conosco quando cruzamos os vales escuros e nos prepara uma mesa farta no deserto. Ele é o pastor que nos acolhe nos braços e nos dá segurança.

2. Jeová Jireh – Esse termo significa “O Senhor proverá”. Davi diz: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (v.1). O nosso pastor é também o nosso provedor. Ele é a fonte de todo o bem. Dele procede toda boa dádiva. Ele nos abençoa com toda sorte de bênção. Temos não apenas suas dádivas, mas também, sua presença. Esta é de todas, a melhor provisão.

3. Jeová Shalom – Davi nos diz que o Senhor nos faz repousar e nos dá descanso (v. 2). Deus não apenas nos dá paz, Ele é a nossa paz. A nossa paz não é ausência de problemas. Ele é o Jeová Shalom, que está conosco nas horas turbulentas da nossa vida, como nossa fortaleza e refúgio.

4. Jeová Rafá – Davi diz que Deus refrigera a nossa alma (v. 3). Ele é quem “terapeutiza” a nossa alma, cura o nosso corpo e refrigera o nosso coração. Ele é quem sara todas as nossas enfermidades, sejam elas do corpo ou da alma.

5. Jeová Tsekanu – Davi nos informa que Deus nos guia pelas veredas da justiça (v. 3). Mas, antes disso, Ele é a nossa justiça. Só andamos pelas veredas da justiça, porque fomos justificados. Pelo sangue de Cristo, nossos pecados foram cancelados, nossa dívida foi paga e toda as demandas da lei e da justiça foram plenamente satisfeitas pelo sacrifício substitutivo de Jesus.

6. Jeová Shamah – Davi nos fala que Deus não nos abandona jamais, mesmo que cruzemos o vale da sombra da morte (v. 4).. Ele nunca nos desampara. Mesmo que sejamos infiéis, Ele permanece fiel. Jesus prometeu estar conosco sempre, até a consumação dos séculos. Não precisamos temer nada nem ninguém, porque o Deus onipotente é a nossa companhia constante.

7. Jeová Nissi – Davi nos informa que Deus nos dá vitória sobre os nossos inimigos (v. 5). Ele prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. Deus é a nossa bandeira e nossa vitória.

Quantos privilégios temos em ser pastoreados pelo Senhor. Com todas essas características, podemos ter ainda mais certeza de que este salmo só se constata a cada dia da nossa vida. As dificuldades e lutas por qual passamos em nosso dia a dia, não conseguem, desfazer essas características de Deus.

As bênçãos do Senhor são muito importantes em nossas vidas, porém, mais do que buscar as bênçãos d’Ele, precisamos buscar a Ele. Muitos de nós, às vezes, esquecemos de que precisamos ter essa busca pela face de Deus, porém, quando criamos intimidade com Deus automaticamente também recebemos sua bênçãos em nossas vidas.


Independente do que você está buscando no momento (cura, prosperidade, libertação e etc.). Saiba que muito mais fácil é alcançar uma cura, por exemplo, quando se é amigo do Dono da Cura!

Que esta palavra te edifique! Deus abençoe!



Categoria:

0 comentários

Postar um comentário